Especialistas em Endodontia – RJ

Nome: Rotband Odontologia.

Endereço: Rua Doutor Pereira dos Santos, 35/1008 (Praça Saens Peña) – Tijuca.

Telefone: 2298-2050.

Sitewww.rotband.com.br


Nome: CLARIODONTO.

Telefone: 2235-3480 | 9.9240-2792.

Endereço: Rua Siqueira Campos, 121/Sala 304 – Copacabana.

Sitewww.clariodonto.com.br


Nome: DENTAL PRIME CLINIC.

Telefone3804-5888 | 3804-5875.

Endereço: Rua Lauro Müller, 116/Sala 501/5º andar – Rio Sul Center – Botafogo.

Sitewww.dentalprimeclinic.com.br


 

O que é um endodontista e o que eles fazem?

Endodontistas são dentistas que se especializam em manter os dentes através de terapia endodôntica – procedimentos, envolvendo o tecido macio interno dos dentes, chamado de polpa.

A palavra “endodôntico” vem de “endo“, que significa dentro e “odont“, que significa dente. Como muitos termos médicos, é uma palavra grega.

Todos os dentistas são treinados em terapia de diagnóstico e endodontia, no entanto, alguns dentes podem ser especialmente difíceis de diagnosticar e tratar. É por isso que você pode ter sido encaminhado para um especialista em endodontia.

Além da escola dental, endodontistas recebem dois ou mais anos de educação avançada neste tipo de tratamento. Eles estudam técnicas e procedimentos endodônticos em maior profundidade, para o diagnóstico e tratamento de casos mais difíceis. Por este motivo, muitos dentistas optam por encaminharem seus pacientes para endodontistas.

O que acontece durante o procedimento da Endodontia? (O que é um canal de raiz?)

Um anestesia local vai ser dada. A folha de borracha chamada de “dique de borracha” (existem os não-látex também) será colocada ao redor do dente para isolá-lo, portanto, é fundamental mantê-lo limpo e seco durante o tratamento.

O tratamento consiste em três ou quatro passos básicos, mas o número de visitas ao dentista vai depender do seu caso particular. Alguns tratamentos tomam 2 visitas, mas muitos duram apenas uma única visita. Ocasionalmente são necessários 3 nomeações.

Em qualquer caso, depende do grau de infecção/inflamação e do grau de dificuldade de tratamento.

Para mim, é mais importante fazê-lo o melhor que pode, então, para atender a um critério de tempo específicos. Vamos olhar para os passos básicos para tratamento endodôntico não cirúrgico.

O canal radicular ou endodontia tem um elevado grau de sucesso, até 90%. Dentes que podem ser tratados perto do ideal tem uma taxa de sucesso de até noventa por cento!

Se um tratamento de canal ou tratamento endodôntico não for bem sucedido ou falhar, você ainda tem opções.

Diagnósticos e tratamentos para dor

Dor oral, tais como dores de dente ou dentes rachados/fraturados muitas vezes pode ser difícil de identificar. Devido à vasta rede de nervos na boca, a dor de um dente danificado ou doente, muitas vezes é sentida no outro dente e/ou na cabeça, no pescoço ou na orelha. Um endodontista é um especialista em diagnosticar e tratar este tipo de dor.

Lesões traumáticas

As vezes é causada por uma pancada na boca, e o endodontista especializado é o mais indicado no tratamento destas lesões traumáticas.

Por exemplo, um golpe para o dente permanente de uma criança que não está totalmente desenvolvido pode fazer com que a raiz pare de crescer. Um procedimento denominado apicificação estimula o osso a ser empurrado na extremidade da raiz, que faz com que seja possível guardar em seguida, o dente através de um procedimento de canal radicular.

Um endodontista é especialmente treinado em procedimentos para o replantio de dentes que tenham sidos formados fora de suas bases.

Terei de voltar ao consultório para visitas adicionais?

Uma vez que a terapia endodôntica é completada, seu dente deve ser examinado periodicamente, normalmente a cada 6 – 12 meses (mas é a avaliação do seu dentista que irá determinar o tempo necessário).

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Endodontia
Author Rating
51star1star1star1star1star